MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Valores a receber: 10 mi ainda não consultaram dinheiro esquecido no banco

Ao todo, Banco Central estima que 28 milhões têm valores a receber em instituições financeiras; veja como obter conta prata ou ouro no portal Gov.br para sacar o dinheiro esquecido

Valores a receber: mulher segura nas mãos notas de 50 e 100 reais
Valores a receber: mulher segura nas mãos notas de 50 e 100 reais - Divulgação

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/02/2022, às 15h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mais de 17 milhões de pessoas físicas e jurídicas já encontraram valores a receber no sistema de consulta a dinheiro esquecido do Banco Central (BC). Porém, outros 10,3 milhões que têm direito ao resgate da grana que ficou para trás nos bancos ainda não consultaram o site valoresareceber.bcb.gov.br. Basta informar o CPF e a data de nascimento.

Nesse primeiro momento, o Banco Central liberou apenas a checagem para saber se existe dinheiro esquecido ou não. Os valores a receber que cada um terá direito será divulgado apenas no próximo mês, a partir do dia 7 de março, quando ficará disponível para saque. Ao todo, o BC estima que R$ 8 bilhões estejam parados em bancos e demais instituições financeiras esperando para serem ressarcidos aos seus donos.

Quando liberado, o saque do dinheiro esquecido no banco só poderá ser feito por quem tem cadastro no Portal Gov.br ou no aplicativo Gov.br. Porém, será exigido login dos tipos "prata" ou "ouro" que tem maior nível de segurança e possibilita o acesso a uma gama maior de serviços públicos digitais. O nível "bronze" é o inicial e não permitirá o acesso aos valores a receber do Banco Central. Para isso, será preciso aumentar a segurança da conta.

LEIA TAMBÉM:

+Sistema de valores a receber: BC informará viúvos e órfãos sobre saque de valores esquecidos
+Banco Central alerta sobre fraudes no novo Sistema de Valores a Receber
+Site falso tenta aplicar golpe em usuários de sistema de valores a receber. Saiba como se proteger

Valores a receber: como obter conta prata ou outro no portal Gov.br?

Dá para subir de nível pelo aplicativo Gov.br, disponível para smartphones com sistema operacional Android ou iOS, ou pelo próprio portal. Uma fez logado, basta ir em "Privacidade" e selecionar "Selos de Confiabilidade".

Para conseguir subir ao nível prata é preciso realizar:

  • Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH); ou
  • Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado; ou
  • Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal.

Para elevar ao nível ouro existem duas opções:

  • Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral; ou
  • Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Dinheiro esquecido no banco? Saiba como sacar!

A partir de 7 de março de 2022, após confirmar a existência de saldo residual a sacar no portal valoresareceber.bcb.gov.br, o sistema vai informar uma data na qual o cidadão deverá acessar novamente o mesmo site, conferir o valor disponível para saque e pedir a transferência para sua conta bancária atual. É possível transferir via PIX.

As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento do benecifiário ou da criação da empresa, no caso de Pessoa Jurídica, seguindo o calendário estabelecido pelo Banco Central:

  • Antes de 1968: 7 a 11 de março de 2022;
  • Entre 1968 e 1983: 14 a 18 de março de 2022; e
  • Após 1983: 21 a 25 de março de 2022.

Caso não informe a chave PIX para transferência ao pedir o resgate dos valores a receber, a instituição financeira que escolhida entrará em contato para efetuar a transferência. Contudo, ela não vai pedir dados pessoais nem mesmo senhas.

Valores a receber: repescagem 

Quem não acessar novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br no dia indicado pelo sistema, terá de entrar na fila da repescagem para receber o dinheiro esquecido no banco. Então, é importante ficar de olho na data agendada para receber a grana logo.

Caso o acesso ao site não seja possível no dia e horário definido, o interessado deverá entrar no valoresareceber.bcb.gov.br no sábado da repescagem, conforme a data de nascimento ou criação da PJ:

  • Antes de 1968: repescagem em 12 de março de 2022;
  • Entre 1968 e 1983: repescagem em 19/3; e
  • Após 1983: repescagem em 26/3.

A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

Prazo final para sacar dinheiro esquecido no banco

Não existe um prazo limite para o saque. Ao perder a chance da repescagem, o cidadão poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022. O dinheiro esquecido no banco não vai sumir ou deixar de ser pago, sempre ficará disponível ao titular.

“O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”, informou em nota o Banco Central.

++++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.