MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mulheres se sentem mais sobrecarregas com o trabalho, revela pesquisa

Segundo a pesquisa, mulheres costumam mais "vestir a camisa" da empresa que os colegas de trabalho, causando sobrecarga

Mulher exausta
Mulher exausta - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/04/2023, às 09h58 - Atualizado às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mercado de trabalho é muito competitivo e isso vem sobrecarregando os profissionais, tanto que assuntos como Síndrome de Burnout está sempre em alta. Porém, segundo uma nova pesquisa realizada pela empresa de consultoria, EDC, mulheres são as mais sobrecarregadas com o trabalho.

Dos 365 profissionais entrevistados, 24,64% das mulheres responderem que se sentem ansiosas e angustiadas com o volume de trabalho. Já entre os homens, 15% responderam que compartilham dos mesmos sentimentos. 

Outras pesquisas realizadas pela empresa de consultoria também apontou as consequências dessa sobrecarga nas profissionais, como Síndrome de Burnout, que é uma doença também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, um distúrbio emocional que tem como sintomas a exaustão, esgotamento físico, estresse devido a situações do trabalho. 

19,92% dos entrevistadores disseram que estão com Burnout, porém, entre profissionais mulheres com idade entre 35 a 44 anos, esse número sobe para 29,27%. 

Mulheres se comprometem mais com o trabalho

Ainda conforme a pesquisa, 68,84% das profissionais afirmaram que dão o máximo de si em suas funções dentro das empresas. Sendo isso uma das causas do sentimento de sobrecarga. Entre os homens, o número diminui para 64,89%. 

Além disso, 61,59% das profissionais responderam que estão mais propensas a aceitarem trabalhos pedidos de última hora enquanto apenas 55,32% disseram que também aceitariam. Porém, mesmo assim, é baixo o número de líderes mulheres, segundo o estudo. 28,26% estão em cargos acima de supervisor, já homens o número sobe para 38,30%. 

Outra pesquisa realizada pela empresa de consultoria, McKinsey, de 2021, apontou que a Síndrome de Burnout também é forte entre as mulheres, 42% das entrevistadas responderam que já tiveram diversos sintomas da doença. Em comparação, apenas 35% dos homens compartilham do mesmo sentimento. Em 2020, 28% dos profissionais estavam com sintomas de Burnout, enquanto 32% das mulheres foram diagnosticadas. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.