MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Brasileiros na Ucrânia: jogadores deixam hotel em Kiev e iniciam viagem para deixar o país

Iniciada a viagem de brasileiros na Ucrânia para deixar o país; jogadores e suas famílias saíram de Kiev de trem até local segura para o traslado

Jogadores deixam hotel em Kiev e iniciam viagem para deixar a Ucrânia
Jogadores deixam hotel em Kiev e iniciam viagem para deixar a Ucrânia - Reprodução Redes Sociais

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/02/2022, às 18h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma forte ofensiva militar ordenada pelo presidente russo Vladimir Putin na madrugada da última quinta-feira (24) contra a Ucrânia já deixou até o momento 198 pessoas mortas e 1.115 feridos. A grande preocupação era a retirada de cerca de 500 brasileiros em território ucraniado pela embaixada brasileira dos brasileiros na Ucrânia. Neste caso, ainda ontem (25) foi programada a retirada por trem deles e latino-americanos para às 22h (horário local) com destino à Romena.

Neste sábado (26) os jogadores e os respectivos familiares — maioria dos brasileiros no país que segue sendo guerreado pela Rússia — deixaram o hotel em Kiev, capital ucraniana, e iniciaram viagem para deixar o país. A embaixada tem orientado os cidadãos por meio do site, da página do Facebook e do grupo no aplicativo de mensagens Telegram. 

Brasileiros na Ucrânia começam a deixar o país em guerra 

Segundo o zagueiro marlon, ex-Fluminense e atualmente no Shakhtar Donetsk, eles iniciaram a viagem de trem até a cidade de Chernivtsi (a 535 quilômetros de Kiev, na fronteira com a Romênia), onde pegarão outro trem para deixar o país, alvo de uma ação militar russa desde quinta-feira (24).

“A embaixada brasileira deu essa opção de trem para nós. Quem deu toda a segurança de escolta até a estação de trem foi a UEFA [sigla da União Europeia de Futebol], junto com a Federação Ucraniana de Futebol. Muito obrigado a todos”, escreveu Marlon em seu perfil no Instagram.

Aviões da FAB de prontidão para retirada de brasileiros 

As aeronaves são do mesmo modelo usado em missões humanitárias. Ainda não há detalhes sobre onde, quando e como essa retirada será realizada. Na manhã de hoje (26) foi confirmada a informação pela Força Aérea Brasileira (FAB) de que dois aviões multimissão KC-390 Millenium foram colocados de prontidão para um possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia. 

Já ontem (25), foi informado pela Embaixada do Brasil na Ucrânia que seria disponibilizado um trem para o transporte de cidadãos brasileiros e latino-americanos. As pessoas deveriam partir da capital Kiev para a cidade de Chernivtsi, a oeste do país, ainda na noite de sexta-feira.

No caso, o governo brasileiro orientou os brasileiros a portar o mínimo de bagagem e apresentar documentos de identificação na plataforma do trem, já que não há a necessidade de comprar bilhetes.  Bem como prestou algumas orientações, confira: 

  • Prioridade a mulheres, crianças e idosos;
  • Viajantes devem encontrar dificuldades na chegada;
  • Há problemas com a falta de hospedagem;
  • Escassez de transporte para a fronteira; 
  • Existência de longas filas na imigração;

“O Itamaraty está coordenando a operação por meio de contato direto com o chefe da estação central de trens de Kiev, das autoridades locais em Chernivtsi e das autoridades migratórias romenas, além de missão enviada pela Embaixada em Bucareste [capital da Romênia] à fronteira”, declarou o Ministério das Relações Exteriores em nota divulgada neste sábado.

* Com Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.