Seguem liberados de rodízio de veículos em SP profissionais de saúde que residem na região metropolitana ou que atuem no serviço de saúde do município
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/02/2022, às 17h51
Os profissionais de saúde seguem liberados de rodízio de veículos em SP. É que a suspensão do rodízio na capital paulistana para esses profissionais foi estendida até 31 de dezembro. A medida que entrou em vigor ainda em 19 de janeiro estava para terminar na segunda-feira (28). Segundo informações da prefeitura de São Paulo, a prorrogação da medida ocorre após a avaliação dos impactos positivos para a assistência em saúde prestada pelas categorias.
Neste caso, são beneficiados os médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A medida vale para os residentes na região metropolitana da capital que atuem nos serviços de saúde privados ou públicos nas esferas estadual, municipal e federal no município.
A decisão sobre a continuidade da isenção ainda será oficializada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, mediante decreto municipal. De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) a iniciativa reconhece o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19, bem como possibilita o deslocamento desses profissionais em momentos em que exige cuidados especiais.
Você concorda com o valor de R$ 4,9 Bilhões, aprovado pelo Congresso Nacional, reservados para o Fundo Eleitoral?
— JC Concursos | Jornal dos Concursos (@jcconcursos) February 25, 2022
Para a comprovação, o profissional que se enquadra na medida precisa realizar o cadastro dos veículos no conselho de classe. Cabe às entidades encaminharem para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dados para que os motoristas possam receber a autorização especial, podendo ser liberados do rodízio que acontece normalmente para os demais públicos.
LEIA TAMBÉM
O término da placa do automóvel é que determina o rodízio de veículos. Os motoristas precisam consultar o número final da placa para saber se é permitido transitar com o veículo no dia. Confira como funciona as restrições:
A proibição para os condutores só acontece durante a semana, de segunda a sexta, em dois períodos. Na parte da manhã, o rodízio de veículos em SP é das 7h às 10h. Já no turno da tarde, a restrição vale das 17h às 20h. Os motoristas precisam ficar atentos aos horários de deslocamentos.
Aqueles que descumprirem o rodízio de veículos em São Paulo podem receber uma multa de trânsito no valor de R$ 130,16. A infração é considerada como média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o proprietário do carro pode ganhar quatro pontos da CNH. O documento de habilitação é suspenso ao atingir 20, 30 ou 40 pontos, dependendo do cometimento de infrações gravíssimas nos últimos 12 meses, a concessão para dirigir é suspensa por ao menos seis meses.
Além dos profissionais de saúde, também estão liberados para dirigir em qualquer dia e horário veículos conduzidos ou que transportem pessoas com deficiência, com doença crônica que comprometa a mobilidade ou aquelas que estejam em tratamento continuado debilitante de doença grave. Quem tem autismo e profissionais da área da saúde, por exemplo, também fazem jus à liberação. O pedido deve ser feito à Prefeitura de São Paulo por meio do Portal SP 156.
* Com Agência Brasil
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.