MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

"As mulheres estão praticamente integradas à sociedade", diz Bolsonaro

Declaração com fundo machista foi dada em evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), quando Bolsonaro aproveitou a data para lançar programas de proteção e incentivo às mulheres. Entenda

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 08/03/2022, às 18h12

Bolsonaro fala em microfone com bandeira do Brasil ao fundo
Bolsonaro fala em microfone com bandeira do Brasil ao fundo - Divulgação
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Durante evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro fez uma declaração com fundo machista nesta terça-feira, 8 de março. O candidato à reeleição aproveitou a data e lançou um pacote de medidas voltados à proteção e ao incentivo do empreendedorismo feminino. Contudo, fez uma colocação inadequada.

Bolsonaro falava sobre o papel da mulher na sociedade. "No meu tempo, ou a mulher era professora ou dona de casa. Dificilmente uma mulher fazia algo diferente disso nos anos 1950, 1960. Hoje em dia, as mulheres estão praticamente integradas à sociedade", afirmou. Também disse que os homens auxiliam e estão sempre ao lado das mulheres, sem as quais não podem mais viver.

Contudo, segundo a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que também estava presente no evento, a gestão de Bolsonaro tem apenas 12% das mulheres em cargos de alto escalão do Governo Federal. Dos 88 postos de ministros de Estado, secretários-executivos e assessores especiais, somente 11 são ocupados por mulheres.

Ainda durante seu discurso, Jair Bolsonaro (que começou portando uma gravata azul e depois trocou por uma gravata rosa) afirmou que “se dependêssemos das mulheres, não teríamos guerras no mundo”. Seu posicionamento diante da atual Guerra na Ucrânia, atacada pela Rússia, no entanto, é neutro. Após visitar o país russo e Vladimir Putin um pouco antes do conflito armado começar, o presidente brasileiro disse não vai escolher um lado. No feriado de Carnaval, durante passagem pela cidade do Guarujá, declarou: "No meu entender nós não vamos tomar partido, nós vamos continuar pela neutralidade."

A Constituição Federal, porém, é clara em seu artigo 4º quando prevê os princípios que regem as relações internacionais do Brasil. Entre as bases norteadoras da República Federativa estão:

  • defesa da paz;
  • solução pacífica dos conflitos;
  • prevalência dos direitos humanos;
  • repúdio ao terrorismo e ao racismo; e
  • cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

LEIA TAMBÉM:
+Como receber o Auxílio Permanente de R$ 1.200 para mães solteiras?
+Para além do Auxílio Permanente, veja 4 benefícios sociais para mulheres
+Mulher vítima de violência doméstica tem direito ao auxílio-aluguel em SP

Bolsonaro lança programas para mulheres

Durante o evento, foram assinados decretos que criam programas voltados ao empreendedorismo feminino, à proteção de mulheres grávidas e à promoção da saúde menstrual. O Brasil para Elas inclui um conjunto de medidas voltadas para a criação e ampliação de negócios controlados por mulheres e a oferta de crédito para o empreendedorismo feminino. Bolsonaro comentou que a mãe foi empreendedora, pois fazia bolos e balas de coco para casamentos. 

O segundo programa institui o Mães do Brasil, iniciativa que visa promover a proteção integral à gestante e à maternidade. Por meio dele, serão desenvolvidas políticas públicas voltadas à promoção da dignidade da mulher enquanto mãe.

Após vedar a distribuição gratuita de absorventes íntimos no ano passado, Bolsonaro agora criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Por meio dele, serão promovidas ações de educação em saúde na área da saúde menstrual, além de oferecer acesso gratuito a absorventes higiênicos femininos às mulheres que necessitarem.

++++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.